Mestrado em Bioquímica

  • Objectivos:
    Esta unidade curricular tem como objectivo o estudo de compostos com potenciais características terapêuticas e/ou susceptíveis de serem utilizados como aditivos industriais – indústrias alimentar, farmacêutica, de cosméticos e de plásticos, entre outras. Pretende-se abordar o estado actual dos conhecimentos no que respeita à investigação deste tipo de sistemas, em duas vertentes paralelas – ao nível molecular e biológico.
    É prestada especial atenção à importância das relações estrutura-actividade (SAR´s), que regulam a função bioquímica destes sistemas. De facto, este tipo de conhecimento é essencial ao desenvolvimento de novos fármacos, assim como de aditivos industriais, capazes de associar uma maior eficácia a uma toxicidade mínima. São ainda abordadas as novas estratégias de “targetting” e de libertação controlada de fármacos.

    Competências a adquirir:
    Conhecimento do processo de desenvolvimento e administração de novos agentes terapêuticos e/ou aditivos, com particular ênfase para as relações estrutura-actividade (SAR´s). Conhecimento das novas estratégias de administração de fármacos. Capacidade para identificar um composto “leader” e verificar as suas potencialidades como fármaco ou aditivo, utilizando diversas técnicas – laboratoriais (biológicas, bioquímicas, químico-físicas) e computacionais (específicas). Capacidade para determinar a forma mais
    adequada de preparação e administração de um dado fármaco ou aditivo.
    Utilização dos métodos necessários ao desenvolvimento de um novo fármaco ou aditivo, e à preparação farmacológica mais adequada. Planeamento das condições óptimas de obtenção, preparação e administração de novos fármacos e/ou aditivos.