• O/A Psicólog@ intervém em situações com origem ou expressão na escola, na prevenção universal, seletiva ou indicada, junto de indivíduos ou grupos, desde a educação pré-escolar até às idades avançadas, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida. Atendendo às especificidades do desenvolvimento, fins educativos e enquadramento sociocultural e económico das instituições, a vertente psicológica numa intervenção de equipa representa uma especialidade para promover sucessos, adaptação e acrescentar valor às estruturas de inclusão e construção da autonomia. Tal supõe conhecer modelos, e deles abstrair componentes essenciais de fundamentação para uma ação sistemática e coerente. A capacidade de gerir processos (e.g., de comunicação) facilita a orientação e acompanhamento dos casos, com reflexo na monitorização e autorregulação. A diversidade pessoal e cultural requer seleções criteriosas de programas de treino de competências, com ajuste às variáveis das pessoas, dos contextos e respetivas relações sistémicas. Nesta unidade curricular privilegia-se a participação ativa e a aprendizagem situada d@s estudantes, preferencialmente, com uma dimensão experiencial, com pesquisa orientada, planificação, colaboração em projetos de investigação ou intervenção em curso e resolução cooperativa de problemas. Prevê-se problematização de situações reais, com reporte a conteúdos teóricos ministrados ou recuperados, sob tutoria e supervisão das docentes. São resultados esperados: análise sistemática de programas por referência a problemas identificados, manuseamento de materiais de suporte (instrumentos, técnicas de avaliação, programas compilados, relatórios, jogos, …) e seu tratamento reflexivo com apresentações orais, escritas e em role-play, além do debate (e.g., em fóruns de discussão online).
  • Trata-se esta unidade curricular de uma introdução à área de especialização de Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento.